domingo, 13 de maio de 2012

Ser mãe é: aceitar um produto sem direito a troca



Hoje é o segundo domingo de maio, tradicionalíssimo Dia das Mães e nada mais justo que homenagear essas mulheres que nos aturam desde que nascemos: nossas mães.

Tentei pesquisar o que é ser mãe. Difícil, é um sentimento estranho por um ser que nem sempre aceita suas opiniões, entende seu ponto de vista. Mãe é mãe... o resto é conversa fiada.

Agora, nessas épocas de  foco em tecnologia, alguns velhos hábitos estão sendo adaptados pelas matriarcas, tudo para manter uma tradição milenar de cuidado exagerado e proteção sem medidas. Tentei elencar alguns tipos mais básicos:

1. Mãe "Curtir": ela te atormentou dia e noite até você criar um perfil no Facebook para ela. Não satisfeita, ela simplesmente dá "curtir" em cada post que você faça. Desde um "Nossa, adorei os Vingadores" até "Mãe, dá um tempo". Quando ela sente que talvez essa ferramenta não seja tão eficiente, ela parte para comentários, posta fotos suas de quando você era ainda mais feio e com espinhas e manda qualquer tipo de foto gracinha que veja na Internet. É a M@e.

2. Mãe Executiva: como ela trabalha fora, toda a sua vida passa a ser um assunto corporativo. Ela discute em alto e bom tom tudo que conversa com você para os colegas de profissão. Todos eles sabem que você está  deprimido com o término do namoro, que não lavou sua roupa íntima, que não gosta de ir na casa da sua tia e por aí vai. 

3. Mãe Atleta: ela passou a ser viciada em academia graças a você, que deu a ideia para ela, só para ela não ter tanto tempo livre pra te ligar. Agora, ela só quer saber de malhar e ainda atrai a atenção dos seus amigos.

4. Mãe "dá pra passar no seu cartão filho?": esse é o tipo mais perigoso. Ela com todo seu apelo maternal simplesmente acha que o seu cartão pode até salvar o mundo, se puder parcelar em 12x sem juros, começando a pagar no próximo mês. Ela simplesmente não se dá conta de que existe uma fatura a ser paga todos os meses e te pede para parcelar de roupas e sapatos a máquina de lavar cereja. 

Enfim, não importa o tipo de mãe é a sua, ela provavelmente vai te envergonhar da maneira mais doce e vai aceitar suas escolhas mais idiotas. Ser mãe não é padecer no paraíso, é vê-lo e preferir ficar ao seu lado, seja onde for.

Feliz Dia das Mães pra todas as mulheres que escolheram a maternidade para dar sentido à vida. 

Um comentário: